Pesquisar neste blog

domingo, 20 de fevereiro de 2011

#Livro: Carrie, a Estranha

Autor: Stephen King
"Sangrento e horrorizante..." Chicago Tribune
Obra-prima de Stephen King, este livro com certeza me deu calafrios...
Abordando o tema da telecinética e desenvolvendo uma trama envolvente, Stephen King me conquistou com esse livro. Criada por uma católica fanática, Carrie White sofre na escola o que hoje chamamos de bulling. Ela é mal-tratada pelos colegas, chegando a causar repulsa em alguns professores. O que eles não imaginam é que desde pequena, Carrie apresenta o dom da telecinética, que consiste, resumidamente, em mover objetos pela força do pensamento. Inicialmente, Carrie não consegue controlar esse dom muito bem. Ele se sobressai em momentos de ódio. No desenrolar do livro, a garota passa a aprender como lidar e direcionar esse dom ao seus interesses.
Traumas e repressões levam Carrie a fazer justiça com as próprias mãos, se vingando de todos: um por um.
O que é interessante é que Stephen King consegue criar personagens envolventes, que estabelecem um vínculo intenso com o leitor (característa de SK que se mantém em todos os seus livros), que fica chocado com o desencadear dessa ótima história de terror. Não deixem de ler esse maravilhoso livro.
Por curiosidade, Stephen King não gostou muito da história que havia escrito, porém mostrou para sua mulher, que adorou o livro e incentivou King a dar continuidade ao projeto, que foi seu primeiro livro lançado.
Foi adaptado para os cinemas por Brian de Palma em 1976, com cenas bem fiéis e aterrorrizantes, como descritas no livro. King disse ter gostado da adaptação de De Palma, afirmando que o diretor conseguiu dar nuances que ele próprio não tinha conseguido abordar no livro.

Adaptação aos cinemas em 1976
 
 
Há um remake feito em 2002, que eu ainda não assisti.
Agora em 2013, Carrie volta às telas em outra refilmagem. Veremos....
E então, para os que leram o livro: vale a pena ou não?


Nenhum comentário:

Postar um comentário